Padrao
A modelagem matemática é importante para o conhecimento do comportamento de um sistema sem precisar tê-lo em mãos. A idéia de usar modelos é um facilitador, pois o próprio cérebro humano faz isso inconscientemente sem que se perceba. Por exemplo, durante o aprendizado de algum movimento que se use coordenação motora, a mente cria variável e parâmetros. Então quando o movimento é assimilado quer dizer que um bom modelo foi criado, isto é, essas variáveis e parâmetros foram definidos para que a execução seja bem próxima da perfeição.
Segundo Ogata (2000) controlar um processo, significa atuar sobre ele ou sobre condições a que o processo está sujeito, de modo a atingir algum objetivo como, por exemplo, pode-se achar necessário ou desejável manter o processo sempre próximo de um determinado estado estacionário, mesmo que efeitos externos tentem desviá-lo desta condição. Este estado estacionário foi escolhido para atender melhor aos requisitos de qualidade e segurança do processo.
O novo cenário do mercado nos faz se aprofundar cada vez mais em tecnologia de analise de sistemas mecânicos e elétrico, sendo necessário fazer a analise detalhada e precisa do processo. È com essa visão que se utiliza ferramentas de analise, onde através da modelagem de um sistema massa-mola-amortecedor será estudada suas características e seus comportamentos.
O sistema massa-mola-amortecedor é analisado e composto por uma mola e um amortecedor que trabalhando em conjunto, permite um amortecimento do impacto gerado e que através das funções de transferência que será estudado as suas entradas de saídas e assim verificados o seu comportamento em busca de um resultado satisfatório e confortável para o condutor. Esse tipo de sistema é normalmente empregado em veículos.
O trabalho utiliza abordagens matemáticas, através da Transformada de Laplace, diagrama de blocos, simulação e análise no Matlab, Simulink, através da utilização de suas ferramentas.
2.