Padrao Ouro a Bretton woods
Sumario
I. Introdução
II. O Padrão Ouro
III. O Padrão Ouro nos Países Periféricos
IV. A Estabilidade do Padrão Ouro na Europa Ocidental
V. O Sistema de Bretton Woods
VI. O Fundo Monetário Internacional
VII.O Período entre Guerras
VIII.Regimes Câmbiais.
IX. Área Monetária Comum
X. Politica Cambial.
XI. Regime Monetário de Metas Câmbiais, e a Ancora Câmbial.
XII.Sistemas Câmbiais.
XIII.Regimes cambiais em países emergentes: um outro problema?
XIV.Os Regimes Câmbiais Brasileiros Pré Plano Real.
XV.O Plano Real.
XVI.O Período Pós Real e o medo de Flutuar.
XVII.Crises Cambiais
XVIII.Conclusão
I. Introdução.
O sistema monetário internacional é um conjunto de regras, mecanismos, instituições que permitem criar a moeda em função dos objetivos adotados. O padrão ouro integrou praticamente todo o mundo durante 35 anos sendo “derrubado” pela primeira guerra mundial.
O Padrão ouro foi o primeiro sistema monetário internacional e começou a vigorar em 1870, porém seus princípios foram descobertos por David Hume em 1752, sob o nome de “modelo de fluxo de moedas metálicas”.
Antes de começar a vigorar o padrão ouro que foi o primeiro sistema, era utilizado o escambo . O escambo era a troca de mercadorias. Por exemplo, a troca de açúcar por farinha, galinha por leite e etc. Na verdade já era um modelo de “mercado”.
II. O Padrão Ouro.
O padrão ouro dirigia se para a estabilidade da moeda e das taxas de câmbio, os políticos acreditavam que assim não haveria as pressões sociais.
Iremos mostrar como foi o processo do padrão ouro a Bretton Woods. Todas as fases e tudo que fez parte disso. Como começou e como se desenvolveu. Iremos falar sobre o período de guerras, os eventuais problemas do regime padrão ouro e os tipos de regimes cambiais.
É impossível compreender a história do sistema monetário internacional sem que entendamos o que foi, de fato, o padrão ouro. Segundo Barry