Padoc
460 palavras
2 páginas
Gestão de pessoas em panificação e confeitariaAutor: Sebrae Nacional; ABIP
Os colaboradores são vistos como recursos de produção, sofrem influências da ação organizacional e, por isso, precisam ser administradas
Os métodos básicos para administrar uma padaria e confeitaria não devem ser diferentes dos praticados por um executivo. Saber aonde se quer chegar, integrar essa visão com a capacidade dos recursos disponíveis e implantar um plano de ação por meio de um gerenciamento claro e consistente são alguns dos passos a serem tomados. Assim podemos destacar que, para o bom funcionamento da padaria são necessários controles eficientes nas seguintes áreas:
- Gestão Administrativa e Financeira
- Gestão de Pessoas
- Gestão da Produção
- Gestão de Marketing
Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas significa conquistar e manter pessoas na empresa, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também as pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou ainda alegram ou satisfazem, mas que levam as pessoas a desejarem permanecer na organização.
Para se impor frente à concorrência, é preciso conhecer os limites de nosso negócio. A realidade de mercado atual nos direciona a atitudes mais agressivas, em lugar da passividade. Para isso, temos que ter informações precisas sobre o andamento do serviço interno e de nossos ganhos de produtividade.
Um empreendedor tem a importante missão de avaliar o grau de desempenho dos setores, a fim de obter parâmetros reais para delinear metas que possam ser cumpridas.
Dentro deste princípio, deve-se ressaltar as pessoas, que hoje são vistas como recursos de produção, ao lado dos recursos financeiros e materiais. Elas precisam ser administradas, pois sofrem influências da ação organizacional.
Para isto, faz-se necessário determinar políticas e critérios a respeito de como administrar