Pacreatite
●
CONCEITO:
Pancreatite é um processo inflamatório pancreático, de aparecimento súbito (agudo) e etiologia variada, geralmente acompanhada de importante comprometimento sistêmico. Cessada a causa que desencadeou a inflamação, a enfermidade poderá evoluir para a regeneração do órgão, com recuperação clínica, anatômica e fisiológica ou, então, marchar para seqüelas decorrentes da cicatrização do parênquima (pancreatite crônica-PC). Em determinados casos pode provocar a morte. ●
DIAGNOSTICO:
A dor abdominal característica faz com que o medico suspeite de uma pancreatite sobretudo nas pessoas que tenham cálculos biliares ou que ingiram muito álcool.No exame físico,percebe-se muitas vezes que os músculos do abdômen com um fonendoscópio, o médico pode percebe-se de uma diminuição dos ruídos i Exames de sangue, ecografia abdominal (ultra-sonografia) e Rx de abdômen, são intestinais(ruídos hidroaéreos). usados para a confirmação da doença.
●
TRATAMENTO:
Na fase de dor aguda, a medida mais importante é o jejum absoluto, associado à hidratação com soro endovenoso (na veia). Para alívio da dor usam-se analgésicos potentes.
No caso da pancreatite causada por cálculos, pode ser necessária a realização de uma endoscopia digestiva superior com colangiografia e retirada dos cálculos que porventura estiverem obstruindo o fluxo da bile e das substâncias do pâncreas para o duodeno (parte inicial do intestino).
Neste procedimento, através de um endoscópio introduzido pela boca, coloca-se um catéter na via biliar obstruída, localizam-se os cálculos e, se possível, faz-se sua extração puxando-os para dentro do duodeno. Este procedimento é realizado com uma leve sedação e é disponível apenas em alguns centros especializados. A pancreatite tem diferentes graus de gravidade. Desde casos leves, nos quais alguns dias sem alimentação por via oral são suficientes para o alívio da crise, até casos extremamente graves, que necessitam de