pacientes mastectomizadas
Karla Medeiros Ramos
Atendimento psicológico a pacientes mastectomizadas
Campina Grande, 02/05/2014
Introdução
Nesse presente trabalho pretendo mostrar um breve resumo sobre a historia da Psicologia Oncológica, sobre como uma cirurgia de mastectomia pode afetar psicologicamente e fisicamente a mulher que for submetida a tal, e como o psicólogo oncológico pode ajudá-la.
Historia da Psicologia Oncológica
Antes da década de 70, os poucos profissionais de saúde mental que trabalhavam na área oncológica atuavam em apenas três focos: pesquisas sobre personalidade e atitudes que poderiam causar o câncer; atendimento de problemas psiquiátricos dos pacientes com câncer causados pelo processo de ajustamento à situação e estudos sobre as questões da morte e luto.
O INCA-Instituto Nacional de Câncer em 1979 contratou o primeiro psicólogo
Em 1998 o Mistério da Saúde através da portaria 3.535 tornou obrigatória a presença de profissionais especialistas em Psicologia Clínica como um dos critérios para cadastramento de Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mais só em 2003 cria o primeiro curso de especialização em psicologia oncológica.
Psicologia Oncologica – Psiconcologia
O psicólogo atuante na área de psicologia oncológica visa manter o bem-estar psicológico do paciente, identificando e compreendendo os fatores emocionais que intervêm na sua saúde. Outros objetivos do trabalho desse profissional são prevenir e reduzir os sintomas emocionais e físicos causados pelo câncer e seus tratamentos. O psicólogo oncológico trabalha tanto na instituição hospitalar quanto na sua própria clínica.
Técnicas de relaxamento, como a auto-hipnose ou o relaxamento progressivo, são