Pacientes com hipossalivação
Diversos fatores podem reduzir o fluxo salivar, desde cafeína, diuréticos, sedativos e hipertensivos. Estresse e condições sistêmicas também, quimioterapia e radioterapia da cabeça e pescoço e HIV.
REVISÃO DA LITERATURA
Verificação da função salivar: ordenha glandular e sialometria (uso de seringa para medir o fluxo, observando que o indivíduo precisa estar hidratado, ingerindo líquidos diariamente).
ESTIMULADORES SALIVARES
Duas vias de simulação AFERENTE (ação no sistema nervoso autônomo, mastigatória) e EFERENTE (via medicamentosa, com efeitos indesejáveis).
ESTIMULAÇÃO GUSTATÓRIA:
Ácido ascórbico| Málico| Cítrico forma de comprimido ou solução| Ácido ascórbico: frutas como laranja.| Ácido málico: frutas como maçã.| Ácido cítrico: frutas como limão.
ESTIMULAÇÃO MASTIGATÓRIA:
Goma de mascar livre de sacarose, que não tem efeitos colaterais significativos porém pode causar irritação local e alterações gástricas. Contra indicado para pacientes edêntulos, com prótese mal adaptada, disfunção miofascial ou da ATM.
ESTIMULAÇÃO MEDICAMENTOSA:
POLICARPINA
1%
10 gostas
4 x ao dia por 12 semanas
2%
5 gostas
Encontrada na forma de colírio, eficiente em pacientes sem destruição grave do parênquima glandular, com efeito a partir de 15 minutos após sua administração dura cerca de 1 a 4 horas. A policarpina pode causar sudorese, cefaleia, aumento da frequência urinária entre outros.
CEVILEMINA
30mg
3 x ao dia
2 h depois seu efeito
Agonista colinérgico, melhor para pacientes com problemas cardiovasculares. Seus efeitos colaterais podem ser cefaleia, náusea, sudorese.
BETANECOL
25mg
3x ao dia
Mais recomendado com menos efeitos colaterais.
SUBSTITUTOS SALIVARES ( Salivas artificiais)
Para pacientes com síndrome de Sjogren ou que sofreram radioterapia cabeça e pescoço. Podem ser usados CARBOXIMETILCELULOSE e MUCINA que é mais efetiva e melhor