Paciente Graves e Terminais
569 palavras
3 páginas
Pacientes Graves e Terminais: A terminalidade é quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível. O paciente se torna “irrecuperável” e caminha para a morte, sem que se consiga reverter este caminhar. Em relação as fases pelas quais passam o paciente muitos reagem incialmente, com a negação. A negação é uma fase por qual a maioria dos pacientes passam, logo após a constatação da doença. Porém, essa fase pode ajudar alguns paciente a se preparar para enfrentar a possibilidade da própria morte. Outra forma de reação é a raiva, revolta, inveja e ressentimento, é requerido da família e das pessoas que convivem com o paciente muita paciência e empatia, pois assim será possível saber pelo o que o paciente passa. Esta raiva pode causar no paciente a depressão. A barganha se refere pela tentativa do paciente de fazer algum tipo de acordo interno, com o propósito de adiar o desfecho inadiável. Percebe que a maioria das barganhas é feita com Deus e, mantida geralmente em segredo, e, em troca, almeja-se um pouco mais de tempo de vida. Os pacientes que tiverem tempo necessário, e/ou que tiverem recebido alguma ajuda passam pelo estágio da aceitação. Mas, não se pode confundir essa aceitação com felicidade. A esperança perpassa a geralmente em todos os estágios. É a sensação de que tudo deve ter um motivo, um sentido, que pode compensar caso suportem por mais algum tempo de vida.
A família deve reforçar expectativas sobre a esperança e manifestar sentimentos que deseje que ela viva, fazendo o com que aja com os seus recursos naturais e a tornando capaz de enfrentar o problema, assim autocriando um desejo de viver.
Porém, deve-se ressaltar que assim como o paciente, a família passa pelos mesmos estágios. O cuidados dos familiares é tão importante quanto o cuidado do paciente. Assim o trabalho do Assistente Social deve ser direcionado em nível de apoio, atenção,