PA gestão dos 4 P´S
3.1 Aspectos Gerais
Os processos metodológicos empregados nesta pesquisa estão de acordo com as particularidades do estudo, sendo utilizadas as pesquisas: descritiva e bibliográfica. A metodologia “é uma ciência que estuda os caminhos válidos para se chegar ao conhecimento dito científico” (GONÇALVES; MEIRELES, 2004, p. 91).
Para a execução deste trabalho, o grupo escolheu o tema “Análise da gestão da força de vendas externas: Estudo de caso da empresa Rota Seguros Ltda.”
E este trabalho tem como escopo conhecer todos os fatores relativos à estrutura e a gestão da força de vendas, bem como desenvolver um plano de intervenção e ação para a empresa estudada, que faz parte do ramo de saúde suplementar, sendo que é regulamentada pela ANS – Agencia Nacional de Saúde.
Para obter os dados necessários para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de colher os dados e obter informações diretamente com os gestores da força de vendas da empresa Rota Seguros Ltda., e necessariamente, o gestor responsável foi escolhido através de uma amostragem baseada no conhecimento de sua área e pelo julgamento de que possui todas as informações a respeito desta parte da empresa. Trata-se da Gerente Comercial Elisangela Castelo Branco.
De acordo com Naresh k. Malhota (2006) percebe-se que o pesquisador com sua decisão escolhe alguns elementos para fazer parte da amostra, com base no seu julgamento de que quais seriam representativos da população. Então a amostragem deste estudo de caso se dará amostragem por julgamento.
A pesquisa se estendeu até a força de vendas externas e foi aplicada a funcionária/corretora que esta a mais de 3 anos atuando na força de vendas da empresa, a Sra. Isabel, que tem resultados significativos em seu histórico.
3.2 A pesquisa
Denomina-se estudo de caso uma abordagem com métodos de investigação, que destina seu objetivo explorar, descrever e compreender acontecimentos. Através do estudo de caso