Pa ciências
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
página 219
Realize uma entrevista com um professor e diretor de escola, questionando-os sobre o papel da burocracia na educação. Procure aprofundar as questões para retirar dos entrevistados muitas informações. Após isso, faça uma análise de como a burocratização da escola auxilia ou não no seu papel de reprodutora da sociedade.
A entrevista com uma professora
A educação convenhamos, anda desencantado educadores e alunos, pois está violentamente burocratizada. Imaginemos nossa sala de aula: os alunos sentam-se enfileirados, obrigados a se comportarem todos da mesma forma, silenciosos e atentos aos ensinamentos, de um professor, que se julga “dono do conhecimento”, tratados como iguais, e a eles são repassados os mesmos conteúdos, na mesma velocidade e da mesma forma, seus conhecimentos prévios não são respeitados, muito menos, opiniões sobre o que se está aprendendo. O aluno tem que aprender, e em um tempo determinado, e dele são cobrado essa “aprendizagem” de forma burocratizada, muitas vezes em uma só prova.
Lembram daquela música? “Faço o que eu digo, mas não façam o que eu faço não”. Numa analise fria das nossas condutas, poderíamos ter surpresas não muito agradáveis. Na aula presencial de Didática e Planejamento, fomos pegos de surpresa com uma atividade simples: Vocês têm 15 (quinze minutos) para montarem uma escola em um outro planeta. Que tipo de professor gostariam de levar? Essa era uma das perguntas propostas. As respostas foram as mais variadas, “comprometidos”, “democrático” “capacitado”. Fiquei refletindo : Será que teria uma vaguinha para nós nessa nave? E doeu em mim.
Dói em mim quando, toca o sinal o professor fica inerte na sala dos professores, fazendo seus alunos esperarem, dói em mim quando o professor leva 15 minutos fazendo a chamada, dói em mim quando o professor, copia textos do livro didático, dói em mim quando o professor não prepara seus alunos para o