P2p - historico e evolução.
Este estudo tem por base explanar um pouco sobre a redes P2P ( Peer-To-Peer),seus conceitos, sua estrutura e os protocolos utilizados. Juntando as disciplinas de Banco de Dados e Redes de Computadores, que são assuntos fundamentais na área computacional, o texto a seguir visa abordar o tema sobre P2P e conciliar esses dois temas de forma conjunta. A era da informação já é uma realidade, o mundo de hoje está conectado de toda forma, com o advento da internet novas tendências e tecnologias surgiram, conectando os usuários através de muitos equipamentos: PCs, tablets, celulares, etc. O compartilhamento de arquivos hoje é uma realidade.
O que é P2P? O P2P do inglês Peer-To-Peer (Ponto-a-Ponto) segundo uma entrevista realizada com o criador da P2P Foudation:
“ [...]refere-se, desde há muito tempo, a um amplo espectro de soluções, paradigmas e abordagens centradas no co-design (design colaborativo) e na co-criação, na abertura (openness) e na liberdade: ou seja, estamos falando de cada meio (ferramenta) descentralizado, compartilhado e igualitário, utilizado para fornecer soluções livres e abertas para problemas comuns [...]” Segundo o site Wikipedia:
“Peer-to-peer (tradução literal do inglês de "par-a-par" ou "entre pares") é uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.”
Ou seja, o P2P foca no compartilhamento e na descentralização, onde o computador do usuário executa funções tanto de cliente como de servidor. Segundo o site Wikipedia “O P2P é o resultado da tendência natural do desenvolvimento de engenharia de software com a disponibilidade de tecnologia para a criação de redes maiores.”. A necessidade de uma rede mais robusta para compartilhamento era grande, pois a internet na década de 80 ,quando surgiu esse conceito, não era difundida com é hoje, somente empresas, escolas ou pessoas com alto poder aquisitivo