Oções básicas sobre sistemas computacionais
1.1 - CONCEITUAÇÃO
A INFORMAÇÃO E O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO
O que é informação?
Informação é qualquer idéia ou fato que tenha sido registrado ou transmitido de alguma forma, ou seja, é o elemento a ser tratado e é definida como tudo aquilo que permite adquirir qualquer tipo de conhecimento e, portanto, existirá informação sempre que se der a conhecer algo que até então se desconhecia.
Um jornal, por exemplo, está repleto de informações. A informação, porém, não precisa ser guardada apenas na forma de letras impressas sobre papel. A música que está gravada num disco também é informação, assim como tudo o que uma pessoa consegue guardar em sua memória.
A teoria da informação
Quem fez pela primeira vez uma análise mais rigorosa da transmissão da informação foi Claude Shannon, criador da Teoria da Informação.
De acordo com Shannon, sempre que uma informação é transmitida estão envolvidos os seguintes elementos:
-
o transmissor, que é a parte que envia a informação; o sinal, que é a forma de transmissão da informação; o canal, que é o meio utilizado para enviar o sinal; a mensagem, que é o conteúdo da informação; o ruído, que é o que chega ao receptor além do que foi intencionalmente enviado; o receptor, que é a parte que recebe a informação.
Assim, quando uma pessoa está falando, ela (transmissor) emite ondas sonoras
(sinal) através do ar (canal). Nessas ondas vão as frases (mensagem) que chegam ao ouvinte (receptor). O ouvinte pode entender exatamente o que o falante quer dizer, mas pode compreender algo diferente ou além da mensagem (o ruído).
O processamento de dados
O termo processamento de dados (ou de informações) engloba qualquer trabalho de manipulação de dados que tenha como finalidade obter resultados previamente estabelecidos, ou seja, este consiste em uma série de atividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informações a partir de outras
obtidas