Oxiredução
A reação dada: Mg + H2SO4 -> MgSO4 + H2
Para o procedimento primeiramente colocamos em um tubo de ensaio 3ml de solução 3M de ácido sulfúrico e então adicionamos um pedaço de fita de magnésio. A reação acontece muito rápido e logo percebemos que o ácido sulfúrico “dissolve” a fita de magnésio, durante o processo há formação de muitas bolhas que indicam que a reação está ocorrendo, elas mostram que o H2 é liberado durante o processo e ficam em movimento até que aconteça o consumo total da massa do magnésio. O procedimento foi feito em temperatura ambiente, como auxílio da capela e do exaustor.
Com esse procedimento podemos perceber visualmente que as reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas espécies químicas. Já que a fita de magnésio oxidou, perdendo elétrons, e o hidrogênio reduziu, ganhando elétrons. Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
Na reação resultante, chamada oxirredução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida o que é o caso do Hidrogênio (2H+ + 2e -> H2). Enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução (Mg -> Mg2+ + 2e). Ao final da reação não há mais presença do fio de magnésio, ele solubiliza. E o magnésio se transforma em sulfato de magnésio.