Oxigênio e Hidrogênio
Introdução 4
1 – Oxigenio 5,6,7
2 –Hidrogênio 8,9
3 – Acido Sulfúrico 10
4 – Nitrogênio 11,12
Referências 13
Introdução
Este trabalho apresentara formas de extração e de uso dos seguintes elementos: Acido Sulfúrico, Oxigênio, Hidrogênio e Nitrogênio.
Sendo cada um deles explicado de forma simples e concreta.
Oxigênio
Produção
Os métodos de produção de oxigénio molecular variam de acordo com as necessidades de pureza e quantidade. A quantidade anual produzida é estimada em 100 milhões de toneladas.
Um dos principais métodos de obtenção de oxigénio é através da destilação fraccionada de ar liquefeito – hoje aplicando-se o chamado método de Claude. Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase líquida.
Outro método que permite obter directamente oxigénio gasoso, funciona utilizando zeólitos como absorventes. Uma corrente de ar seco é feita passar por um leito de zéolitos que capturam o N2 do ar. O absorvente tem de ser utilizado em vários ciclos, uma vez que acaba por ficar saturado em azoto. Para a sua regeneração, os zeólitos são depois sujeitos a baixas pressões libertando assim o N2.
Para obter oxigénio com um elevado grau de pureza, é possível utilisar uma membrana de óxido de zircónio pela qual o O2 se difunde preferencialmente. Outra opção para obter oxigénio quase puro é a decomposição térmica de KMnO4, em vácuo, segundo a reacção:
2KMnO4 → K2MnO4 + MnO2 + O2.
Em quantidades laboratoriais, o oxigénio pode também ser preparado por electrólise da água
Uso do Oxigênio
O oxigénio elementar, em condições normais de pressão e temperatura, apresenta-se na forma de oxigénio molecular – O2.
Para além da importância que o oxigénio tem na respiração dos seres vivos, incluindo os seres humanos, o