OXIGENOTERAPIA
É a administração de oxigênio com finalidade terapêutica. Quando a concentração oferecida for superior a 21%, deve ser encarada de forma análoga à terapia com medicamentos, necessitando de dosagem adequada e método correto. (Andrade, 2000)
Consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia. (Mozachi, 2007).
2- Responsabilidade ética e legal no exercício Profissional
Lei do exercício profissional 7.498/86 O enfermeiro poderá realizar prescrição de medicamentos desde que estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Consiste na administração de oxigênio com finalidade terapêutica. (Scopel,2012 pg315)
3- AVALIAÇÃO CLINICA DO PACIENTE
SINAIS DE HIPÓXIA:
Sinais Respiratórios: Taquipneia respiração laboriosa (retração intercostal, batimento da asa do nariz), cianose progressiva.
Sinais Cardíacos: Taquicardia (Precoce), bradicardia, hipotensão e parada cardíaca (subsequentes ao 1º).
Sinais Neurológicos: Inquietação, confusão,