Oxido-redução
1. Introdução 2 2. Material necessário 2 3. Objetivo 2 4. Introdução teórica 2 5. Procedimento experimental 2 6. Verificação experimental 3 7. Conclusão 4 8. Referência bibliográfica 4
1. Introdução
Sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química. Esse fenômeno recebe o nome de Reação redox ou Óxido-redução. Óxido-redução são reações que transferem elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação (nox) de uma substância aumente enquanto o nox de outra substância diminui. Esse processo não deve ser confundido com as ligações iônicas (onde há transferência de elétrons de uma substância a outra) e sim como um processo de oxidação de uma substância e a redução de outra. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.
2. Material necessário
Os materiais utilizados para tal experimento foram: ácido clorídrico (HCL); Ácido nítrico concentrado (HNO₃); Álcool etílico; Bécher de 50 mL; Bico de Bunsen; Magnésio em fita; Pipetas; Solução de ácido Sulfúrico 3M (H₂SO₄); Solução de Permanganato de Potássio 0,1 M (KMnO₄); Solução de Sulfato de Cobre 0,5 M (CuSO₄); Tubos de ensaio; Suporte universal e Garra.
3.Objetivo
Tal experimento tem como objetivo verificar experimentalmente, a tendência que apresentam as substâncias químicas a oxidação e redução, bem como os produtos dessa reação.
4. Introdução teórica
reações onde ocorrem transferência de elétrons, são chamadas de reações de óxido-redução.
As substâncias que perdem eletros, nas reações de óxido-redução, são chamadas de agentes redutores ou simplesmente redutores e as que recebem elétrons, chamam-se agentes oxidantes ou simplesmente oxidantes.
A oxidação e a redução sempre ocorrem simultaneamente, um processo deve