Oxidaçao de alcoois
Agronomia
Química II: Orgânica
Miscibilidade ou Solubilidade de Líquidos
Data da realização do experimento: 03/10/13
Turma:
Prof. Responsável: Eri Cardoso
Aluno:
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno:
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Uberaba, MG
2013
1. INTRODUÇÃO
As forças entre as moléculas governam as propriedades físicas da matéria e contribuem para explicar as diferenças entre as substâncias que estão a nossa volta. As propriedades da matéria podem ser: físicas, utilizadas para identificar a substância; e químicas usadas para prever transformações. Este relatório abordará uma análise qualitativa das propriedades como: miscibilidade, solubilidade e polaridade.
Miscibilidade caracteriza a capacidade que uma substância líquida tem de se misturar, formando um sistema homogêneo, ou se dissolver em outro líquido. Neste caso, geralmente considera-se a miscibilidade como uma propriedade mútua entre os dois líquidos do sistema.
A solubilidade entre líquidos é chamada de miscibilidade. Líquidos que se misturam entre si são chamados de miscíveis. Geralmente, líquidos miscíveis têm estruturas moleculares semelhantes os líquidos imiscíveis se dispõem em camadas de acordo com sua densidade as substâncias de menor densidade se dispõem em camadas sobre as substâncias mais densas.
A solubilidade dos compostos pode ser definida ao analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente .A regra básica da solubilidade é: Semelhante dissolve ou se interage com semelhante. Ou Substância polar dissolve substância polar e vice-versa.
Se juntares no mesmo recipiente duas ou mais substâncias, obténs uma mistura que pode ser homogênea ou não. Numa solução o componente em maior quantidade chama-se solvente e o em menor