Ovário
CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
ATLAS DE HISTOFISIOLOGIA ANIMAL
ÓRGÃO: OVÁRIO
BRUNA BERNAR DIAS E PÂMELLA CHAVES ORTIZ
OVÁRIOS Pertencente ao sistema reprodutor feminino, os ovários estão localizados no interior do abdômen de cada lado do útero, ligados pelas trompas de Falópio.
Possui uma forma oval e aplanada, do tamanho de nozes, e são responsáveis pela produção das células reprodutivas femininas que são encaminhadas diretamente para as trompas de Falópio, e a produção de hormônios que são secretados diretamente na corrente sanguínea.
O ovário é dividido em duas partes: a medula e o córtex.
A medula do ovário é constituída por tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguíneos e célula hilares (intersticiais).
O córtex do ovário é rico em folículos ovarianos, corpo lúteo e células intersticiais. Na região cortical predominam os folículos ovarianos, os quais são formados por ovócitos envolvidos por células epiteliais (células foliculares ou da granulosa). 1.jpg
Figura 1 – Ovário: região cortical e medular.
DSC06544.JPG
Figura 2 – Artérias helicinas. Coloração H.E. Aumento: 100x.
DSC06545 - Cópia.JPG
Figura 3 – Corpo Lúteo. Coloração H.E. Aumento: 100x. Folículos Ovarianos
O número total de folículos nos dois ovários da criança recém-nascida é de, aproximadamente 650.000, porém, a maioria, com o decorrer do tempo, desaparecerá devido a um processo de morte celular programada (apoptose), a atresia folicular, sendo que na menarca existem ao redor de 400.000.
Os folículos formam-se somente na vida embrionária, portando, após o nascimento não se formam mais folículos. O folículo ovariano, ou seja, a unidade funcional dos ovários é formada pelo ovócito e as células foliculares que o rodeiam.
Os ovócitos são oriundos das células germinativas primordiais e as células foliculares do epitélio superficial, daí o nome de epitélio germinativo, pois se acreditava que