Ovo na garrafa
Nosso planeta é envolvido por uma camada gasosa de algumas dezenas de quilômetros de altura em relação à sua superfície. Essa camada, composta basicamente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), é chamada de atmosfera. A atmosfera tem massa e, portanto, tem peso. O peso da atmosfera comprime cada centímetro quadrado de tudo que está imerso nela. É o que chamamos de pressão atmosférica. Para termos idéia de sua intensidade, imagine que a atmosfera terrestre não exista. Para simular sua presença numa área de apenas 1 m2 seria preciso cobri-la com uma massa de 10 toneladas.
Apesar de estarmos sujeitos à pressão atmosférica não a percebemos, pois todas as formas de vida do planeta evoluíram sob seu efeito. O fato de não percebermos a pressão atmosférica deve-se à anulação de seu efeito por ação de pressões contrárias. Por exemplo, a pressão atmosférica atua em nosso corpo no sentido de diminuir seu volume. No entanto, os fluidos no interior do corpo exercem pressão de dentro para fora de forma a neutralizarem a ação da pressão externa. Se por ventura a pressão em um dos lados aumentar ou diminuir relação ao outro lado, o equilíbrio será rompido e o volume do corpo irá variar.
Há vários experimentos que nos permitem ver a pressão atmosférica em ação. Um deles é o do ovo que entra e sai da garrafa. Assista aos vídeos abaixo para ver como isso acontece.
Vídeos
Fonte: "Classic experiment: Egg into a bottle", YouTube
Fonte: "Classic experiment: Egg out of a bottle", YouTube
Explicação
Como você viu, alguns palitos de fósforo acesos foram jogados no interior de uma garrafa aberta. Como a garrafa sem tam tampa é um sistema aberto, o ar aquecido expande-se, diminuindo a pressão no interior da garrafa. A colocação do ovo cozido, descascado, na boca da garrafa veda completamente a passagem de ar de volta para dentro da garrafa. À medida que o ar na garrafa fechada esfria, sua pressão tende a diminuir, pois agora a garrafa é um sistema