OVO NA GARRAFA
Demonstrar um fenômeno relacionado à diferença de pressão.
Introdução
Os fósforos ao serem jogados dentro da garrafa entram em contato com o algodão molhado com álcool.Ocorre a combustão do álcool(C2H5OH+3O2=>3H2O+2CO2) consumindo parte do oxigênio presente na garrafa. O ar que não foi consumido se aquece e sai da garrafa, pois fica menos denso. A partir do momento que colocamos o ovo no gargalo do frasco passamos a ter um sistema fechado. Ou seja, quando o gás inicia sua contração(isso ocorre à medida que a temperatura diminui) a pressão no interior do frasco baixa para níveis inferiores. Nesse instante, o ovo vai ser forçado a entrar no frasco, pois a pressão fora da garrafa , pressão atmosférica, é maior que a pressão dentro da garrafa. Como consequência a diferença entre a pressão no exterior do frasco e no interior deste diminui.
Materiais e Reagentes:
Um ovo cozido sem casca uma garrafa com gargalo largo fósforos álcool algodão Procedimento experimental:
Molhe o algodão com um pouco de álcool, coloque o algodão dentro da garrafa de vidro, risque três palitos de fósforo e jogue dentro da garrafa de vidro, tampe a boca da garrafa com o ovo cozido e aguarde.
ATENÇÃO: Feche a garrafa de álcool e afaste-a antes de acender o fósforo.
Resultado e discussões:
Nosso planeta é envolvido por uma camada gasosa de algumas dezenas de quilômetros de altura em relação à sua superfície. Essa camada, composta basicamente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), é chamada de atmosfera. A atmosfera tem massa e, portanto, tem peso. O peso da atmosfera comprime cada centímetro quadrado de tudo que está imerso nela. É o que chamamos de pressão atmosférica. Para termos idéia de sua intensidade, imagine que a atmosfera terrestre não exista. Para simular sua presença numa área de apenas 1 m2 seria preciso cobri-la com uma massa de 10 toneladas.
Apesar de estarmos sujeitos à pressão atmosférica não a percebemos, pois todas as formas de vida do