ovo frito faz bem
Culpa... o que ela te faz fazer?
Caio Fábio
Primeiramente vamos ler no evangelho de Mateus 23:
Vou iniciar lendo Mateus 23, que é um texto pesado, uma fala de Jesus contra os religiosos, os escribas, os teólogos de Israel, os líderes da religiosidade, e os reis do exemplo: os fariseus. Ele diz coisas pesadas acerca dessas pessoas e do espírito que elas encarnavam. E ele inicia dizendo o seguinte:
Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.
Depois, a partir do verso 13, ele diz:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando! [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!] Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito (um pseudo discípulo, um membro da seita); e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro (ou pelo dinheiro) do santuário, fica obrigado pelo que jurou! Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
E Jesus prossegue dizendo coisas semelhantes a respeito deles, até que se chega ao verso 24, quando ele diz:
Eu quero