Ovide decroly
Biografia
Nasceu em 23 de julho de 1871, em
Renaix, na Bélgica e faleceu em
1932, em Uccle, na região de
Bruxelas, filho de um industrial e de uma professora de música. Como estudante, não teve dificuldade de aprendizado. Recomendou um modelo de ensino não autoritário e não religioso.
Formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na
Alemanha. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação.
Por essa época criou uma disciplina, a "pedotecnia", dirigida ao estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolução física e mental das crianças. Decroly , igual a Montessori, começou interessado por crianças com problemas mentais. Aplicou o método científico por investigar os fatores que podem modificar de forma favorável a evolução intelectual e afetiva motor , das crianças que participavam de sua observação. Princípios Básicos de seus
Métodos
O princípio exposto em um lema de sua escola de L-Ermítage: “Escola pela vida e para a vida”, partindo de suas concepções pedagógicas de respeito por uma criança e sua personalidade. Propôs formar grupos de crianças que tenham entre 20 e 25 alunos em cada classe.
Toma com base a observação da natureza para despertar o interesse das crianças .
Necessidades das crianças segundo Decroly
• Alimentação
• Defender-se contra perigos e diversos acidentes • Agir e trabalhar com solidariedade
• Ter alegria de espírito.
As crianças para Decroly não podiam ser tratadas como armazenamento de conteúdos, eles só focalizavam o ensino sob um ângulo intelectual.
Para Decroly, a criança deve ser criança e não um adulto em potencial. Sua atenção era voltada para as crianças com doenças mentais.
Para ele a escola deveria preparar as crianças para a vida em sociedade.
As Frases
• “A escola deve ser para a criança, e não