Ovide declory
"Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento".
BIOGRAFIA
Decroly nasceu em 23 de julho de 1871, em Renaix, na Bélgica. Filho de Jean-Baptiste Etienne Decroly, um industrial, e de Justine Aimée Louise Soret, uma professora de música.
Os primeiros anos da sua vida foram passados no meio de um grande jardim onde o pai o iniciou nos trabalhos manuais. Era um estudioso das realidades do mundo e foi um naturalista muito expressivo no seu tempo. Como estudante, não teve dificuldade de aprendizado, mas se recusava a frequentar as aulas de catecismo e, por causa de indisciplina, foi expulso de várias escolas. Mais tarde preconizaria um modelo de ensino não autoritário e não religioso.
Iniciou sua vida acadêmica no curso de Ciências Biológicas, manifestando grande interesse pelas investigações laboratoriais. Em 1896 diplomou-se em medicina na Universidade de Gand, continuou os estudos em Berlim e depois em Paris (1897), onde estudou neurologia e se especializou em doenças nervosas. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação. Por essa época criou uma disciplina, a "pedotecnia", dirigida ao estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolução física e mental das crianças.
Casou-se em 1898 com Agnes Guisset, filha do industrial Jean-Baptiste Guisset, e teve três filhos.
Ao regressar à Bélgica em 1901, dedicou-se ao estudo da infância deficiente e fundou um instituto para a educação de excepcionais em Uccle, na região de Bruxelas.
Em 1907, fundou “L’École de l’Hermitage”, cujo ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais. Nomeado Professor de psicologia da Universidade de Bruxelas