Oversaettelse af BrasilGlobalNet
Novas pesquisas mostram que cerca de 20% desenvolvem DPOC sem terem fumado. Isso pode ter importância significativa no tratamento dos não-fumantes.
A doença associada ao tabagismo não mais se aplica exclusivamente aos fumantes.
Embora o tabaco seja a maior causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica um quinto dos pacientes de DPOC desenvolve a doença sem o uso de tabaco.
Isto se revela numa nova pesquisa desenvolvida pela Universidade de Copenhague e o Hospital de Herlev que compara cerca de 1.500 nunca-fumantes com DPOC e 5.000 fumantes ou ex-fumantes com a doença com 25.000 nunca-fumantes sem DPOC.
Sem o uso de tabaco
-Através de uma grande pesquisa na população concluímos que há cerca de 1500 pessoas com insuficiência ventilatória, sintoma igual a de DPOC. E estas pessoas nunca fizeram uso de tabaco, diz Prof. Dr. Peter Lange do Instituto de Ciências de Saúde Pública na Universidade de Copenhague.
Ter a doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a mesma coisa que ter insuficiência ventilatória e resulta em problemas de respiração e maior probabilidade de se contrair infecções pulmonares.
Entretanto, a pesquisa comparou os pacientes de DPOC não-fumantes com os pacientes fumantes e mostrou que sem os pulmões afetados pelo tabagismo a doença é mais amena. Assim, os nunca-fumantes evitam outras doenças relacionadas à DPOC, como doenças cardíacas e cancro pulmonar.
Segundo Peter Lange, continua-se o trabalho testando mais hipóteses, com o intúito de descobrir a causa da DPOC entre os não-fumantes.
Asmáticos sem diagnose
-Já que a asma pode causar insuficiência pulmonar, excluímos todos os asmáticos da pesquisa desde o início, ele diz.
-Mas uma das nossas hipóteses é que pode-se existir uma tendência de ser asmático sem uma diagnose realizada, que pode influir a capacidade ventiladora e fazê-la parecer com um caso de DPOC. Assim, pode ser um caso de asma, ainda não diagnosticado, adiciona