Outsourcing
Outsourcing é uma forma de obter mão-de-obra terceirizada, na qual a empresa possa reduzir seus custos internos e manter um padrão de lucro favorável para a organização. Nos últimos anos, o mercado mundial de Outsourcing, tem se expandido muito rapidamente e novos setores aparecem e se transformam em novas possibilidades de negócios para as empresas . O Outsourcing apresentou duas tendências, uma onde as empresas concentram seus esforços em suas atividades essenciais e outra onde há uma concentração quanto ao valor da informação.
O aumento da competitividade dos mercados forçou as empresas a passarem a concentrar os seus melhores recursos no seu negócio, criando assim, oportunidades de Outsourcing de atividades, funções ou processos que não seriam sequer imagináveis.
Este trabalho acadêmico tem como objetivo mostrar as principais idéias de Outsourcing: suas características, suas diferenças, riscos e benefícios, vantagens e desvantagens e seu processo de implementação na organização. Hoje, uma das formas de Outsourcing que tem vindo a adquirir maior protagonismo é a wikização de algumas tarefas ou componentes, nomeada, mas não exclusivamente no domínio da tecnologia de informática. O modelo de negócio que começou ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha custo/benefício passou a estar presente.
2. O que é o Outsourcing
O Outsourcing é uma forma de acrescentar valor a um negócio convertendo um centro de custos interno num serviço externo através da subcontratação, permitindo a libertação de recursos da organização e dos gestores para concentrarem a sua atenção nas áreas de negócio de elevada importância estratégica. Em outras palavras “Outsourcing” é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
A contratação de serviços