Outsourcing e offshoring
Com esse fenômeno aumenta a concorrência entre as organizações, os clientes se tornam mais exigentes, há uma integração regional entre os países, uma internacionalizando do sistema produtivo, do capital e do investimento, contribuindo para uma expansão dos mercados e fazendo aumentar as trocas de informação de tecnologia com muita mais rapidez.
Devido a globalização, as organizações atuais buscam ter um diferencial na competitividade associada à diminuição de custos, a um aumento da qualidade e maior flexibilidade no desenvolvimento de seus serviços e produtos e também a um aumento da produtividade e diminuição de riscos. Junto com a globalização as organizações também passaram a contar com o apoio de serviços oferecidos fora de suas fronteiras para ajudar nesse processo. Dois processos se destacam: o outsourcing e o offshoring.
O termo outsourcing pode ser conceituado como a terceirização de atividades ou processos de uma empresa, ganhando importância em um momento em as empresas precisam racionalizar recursos, redefinir suas operações, funcionar com estruturas mais enxutas e flexíveis. Este processo apresenta uma fonte de mão-de-obra barata e como uma alternativa de aumento da competitividade.
O maior objetivo das empresas em terceirizar é o ganho de eficiência, que é conquistado, em curto prazo, pela redução de custos. Alguns exemplos de terceirização são no setor de serviços gerais e segurança, sendo também muito comum a terceirização de serviços ligados a tecnologia de informação. E se antes as empresas tendiam a terceirizar apenas funções não ligadas à sua atividade, vem crescendo a tendência de incorporar ao grupo de