Outras Possibilidades
Essa pergunta tem guiado meu trabalho nos últimos anos. A partir dela, inúmeras conversas têm surgido. Uma dessas trocas informais de emails, entre amigos presentes na rede do PdH, se transformou em algo digno de se compartilhar. Pra captarem o espírito da coisa, vou manter o formato de diálogo, com leves ajustes.
* * *
Guilherme:
Pessoal, o trabalho da Patagonia nesse sentido, de cultivar outras possibilidades de empresas, parece animal. Eles são referência global – usam somente algodão orgânico, encorajam seus clientes a comprar menos e estão constantemente em busca de melhorias relacionadas a consumo consciente, meio ambiente e qualidade de vida.
Yvon, 75 anos, em seu ateliê. Aventureiro, ambientalista e homem de negócios relutante
Yvon Chouinard, 75 anos, em seu ateliê. Aventureiro, ambientalista e homem de negócios relutante
Segue bela entrevista com seu fundador:
Algumas boas falas de Yvon sobre gestão, consumo, responsabilidade e simplificação:
“A sociedade nunca atua nas verdadeiras causas, atua nos sintomas. É como se nunca desse pra lidar com problemas de longo prazo, sempre se pega o atalho.”
“Se você quer colocar comida saudável em casa, não adianta só ir ao supermercado. Você precisa conhecer o fazendeiro.”
“Pra que comprar uma jaqueta de ski que fica parada no seu armário nove meses durante o ano. Escolha algo que possa usar com mais frequencia, que também possa usar para ir ao trabalho. (…) Claro, não estaríamos aqui se não fossem os clientes. Mas o que nós dizemos a eles é: compre algo que dure pra sempre.”
“A chave para resolver o problema do consumismo é consumir menos e melhor.”
“Você olha pra nosso estacionamento e vê grandes SUVs. A maioria de nossos empregados usa jeans Levi’s, que não são feitos com algodão orgânico. É muito difícil comunicar a mensagem de que “eu sou o problema“.”