Outra forma de pensar
“O HOMEM É O SENTIDO DE TODOS OS SABERES”.
Vinícius Ferreira | 1º ano | August 14, 2015
Outra forma de pensar
O renascimento veio romper com o pensamento da idade média e trazer uma nova visão no qual Deus é tirado do centro do todo (teocentrismo), e lá é posto, o homem
(antropocentrismo), ou seja, o homem passa a viver menos de teorias ditadas pela fé, e mais do que é provado através de testes, isto é, o “achismo” tem um “fim”, o homem finalmente passa a arriscar mais, portanto é uma fase fortemente voltada ao saber e a cultura. O renascimento é o auge da polifonia, isto é, várias melodias ao mesmo tempo, especialmente vocal. Os compositores passam a pensar mais harmonicamente. As maiores pérolas foram criadas pela igreja em um estilo denominado polifonia coral, cantadas sem acompanhamento instrumental.
As missas
Os motetos e os madrigais foram o estilo mais repercutido na época. A missa era comumente dividida em duas partes: o ordinário e o próprio. O ordinário sempre mudava de acordo com as festas litúrgicas, o ordinário ou comum refere-se ao que nunca mudava (Kyrie, Agnus die, Credo, Sanctus e Glória).
Os motetos foram textos religiosos executadas por, no mínimo, quatro vozes, havia neles inseridos os textos religiosos.
Os madrigais que não haviam refrão é a música secular na época, era executada por vária vozes, por vezes, podia apresentar acompanhamento instrumental.
Gêneros
Sonata
Fantasi
Diversas danças
PÁGINA 1
Instrumentos
Charamela
Clavicórdio
PÁGINA 2
Cravo
Bibliografia
Música faz. Yara Alves e Larissa Vitoriano. Editora Hic.
PÁGINA 3