OTMS DE MATEM TICA

713 palavras 3 páginas
FACAL
DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL
PROFESSORA
ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
A Secretaria de Educação de Pernambuco voltada para a garantia de uma Educação na perspectiva da formação ao longo da vida apresenta as Orientações Teórico-metodológicas (OTM) com a finalidade de subsidiar o processo de reorganização curricular das escolas em todas as modalidades de ensino.
Este documento na sua organização seleciona algumas orientações metodológicas e conteúdos como sugestões para o trabalho doprofessorem sala de aula, contribuindo para a prática pedagógica do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da EJA.
Para tanto, a construção das Orientações Teórico-Metodológicas tomou como referência os documentos oficiais que norteiam os princípios educacionais Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Nº 9.394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Curricular Comum do Estado de Pernambuco – BCC, Parâmetros Curriculares e as Orientações Curriculares. Vários segmentos da educação participaram do estudo e elaboração das OTM respeitando as suas modalidades de ensino específicas.
Entendendo-se a relevância deste trabalho coletivo, as OTM representam um avanço para o nosso Estado, possibilitando aos professoresmais um instrumento de apoio e possibilidades na reorganização curricular. Esperando contribuir para reflexões e discussões no interior da escola a serem realizadas pelos sujeitos educativos, no intuito de que a prática pedagógica seja de fato uma ação voltada para o exercício da cidadania dos estudantes.
Inicialmente é importante salientar que tivemos como base os debates e sugestões gerados nos encontros e seminários de formação continuada de Matemática, promovidos pela Gerência de Educação em seus vários níveis, nos quais se iniciou o trabalho de construção da versão preliminar destas Orientações Teórico Metodológicas de Matemática.
As especificidades que estruturam a Matemática devem ser utilizadas como instrumentos que possibilitem o acesso ao mundo do

Relacionados

  • carteira de variancia minima
    21019 palavras | 85 páginas