Otimização do processo produtivo de uma gráfica
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
a definir
CURSO: Engenharia Produção – Noite ORIENTADOR (a): Henrique Augusto Galante
Edmilson Vasconcelos, João Glauco, Leonardo Franck, Marcos Henrique, Richard Almeida.
1. Introdução
O sistema produtivo da indústria gráfica faz parte do complexo de informação e comunicação. Analisando este sistema de forma separada, podem se (PODE-SE) destacar os segmentos de insumos, editorial e gráfico. Esse último pode ser dividindo(DIVIDIDO) em três processos: serviços de pré-impressão, impressão dos produtos e serviços de acabamento. Por fim, estão as distribuidoras e o mercado consumidor.
A atividade da indústria gráfica caracteriza-se como setor de serviços, pela sua produção por demanda. Ainda assim, por ocorrer alteração de matéria-prima em produto final, os serviços gráficos estão inseridos na indústria de transformação.
O sistema produtivo da indústria gráfica descreve com diversas fontes de insumos. Na caracterização, destacam-se como principais fornecedores as indústrias de papel, indústria de embalagens, máquinas e equipamentos e de outros insumos, como tintas, reveladores e solventes.
As importações têm papel fundamental na indústria gráfica, pois o setor é extremamente dependente de tecnologia estrangeira, tanto de máquinas e(,) equipamentos e insumos, bem como de softwares desenvolvidos no exterior.
Quanto aos insumos, podem destacar-se o papel e produtos de papel, nos quais se enquadram cadernos, envelopes, adesivos e formulários, ainda sem impressão. O segmento de embalagens também é de grande importância dentro do sistema industrial gráfico, se tornando um grande fornecedor, sendo muitas vezes sua produção integrada à produção gráfica, tendo a importância na comercialização do produto industrializado, aumentando a seu valor final. http://www.fiepr.org.br/fomentoedesenvolvimento/cadeiasprodutivas 2. Objetivo
O objetivo desse grupo de estudos é estudar, compreender, e se