Otimização do processo de endurecimento superficial de aços de baixa liga
Rio de Janeiro - 24 a 26 outubro 2012
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENDURECIMENTO SUPERFICIAL
DE AÇOS DE BAIXA LIGA
P. C. Carvalho1; G. Carvalho2; J. T. Assis3; J. R. Pessoa4.
1 Instituto
Politécnico - UERJ; 2 Instituto Politécnico - UERJ; 3Instituto Politécnico - UERJ; 4 Instituto Politécnico – UERJ.
E-mail: pccarvalho@iprj.uerj.br
Resumo: O objetivo deste trabalho é a aplicação de um Planejamento Fatorial Completo, ferramenta estatística que auxiliará obter dados empíricos para realizar um tratamento termoquímico. Inicia-se com um experimento investigativo de uma corrente feita de aço de baixo teor de carbono, usada para amarração, cementada para resistir à abrasão. Reproduziu-se uma nova cementação, a partir de um ensaio de dureza e da profundidade da camada cementada, obtendo-se, a partir dos parâmetros de influência, o seu ponto ótimo, definindo o melhor aço e o melhor processo. Foram realizados dois planejamentos, um fatorial 2³ e dois 2², comparando o comportamento do processo na prática em relação aos resultados teóricos de uma simulação computacional, que permite a obtenção das curvas de enriquecimento de carbono, baseado na segunda Lei de Fick, para várias condições de contorno.
Os perfis teóricos de cementação apresentaram valores de profundidade efetiva próximos aos valores obtidos experimentalmente, evidenciando o planejamento realizado.
Palavras-chave: Planejamento fatorial completo. Tratamento termoquímico. Lei de Fick
Abstract: The objective of this work is the application of a Full Factorial Design, statistical tool that will help obtain empirical data to perform a thermochemical treatment. It starts with an experiment investigative a chain made of steel of low carbon content, used for mooring, for carburized resist abrasion. A further reproduced carburizing from a hardness test and the depth of carburized layer, obtaining, from the parameters of influence, its optimum point, and