Otimização do custo de transporte na distribuição-armazenagem de açúcar
A modelagem matemática vem se tornando cada vez mais comum no dia a dia dos empresários, pois provavelmente as empresas começaram a focar mais a eficácia do serviço devido ao mercado estar cada vez mais acirrado e a competição mais forte ou por se tratar de sistemas simples traz por conseqüência melhoria do rendimento da empresa.
O sistema em análise, leva em consideração as variáveis: produção da usina de açúcar, que por si depende da época de colheita, um depósito geral próximo a usina e de oito depósitos que se situam próximos aos mercados consumidores. Além dessas variáveis, temos o tempo disponível para que a colheita seja boa, a distribuição e estocagem para que não falte em um lugar e sobre no outro e no período de entresafra não falte. Porém, não é possível chegar ao ponto ideal só pela cana, existem restrições, tais como mão de obra, capacidade dos equipamentos e clima.
O modelo foi desenvolvido utilizando-se de uma formula da programação linear e com essa formula foi possível, juntamente com o uso do computador, tornar o trabalho mais organizado e eficiente podendo ser feito até mesmo previsões futuras sobre estocagem, demanda e entrega.
Os dados são respondidos instantaneamente, podendo ser atualizado diariamente ou mensalmente. Os dados de capacidade são obtidos juntos com os dados de transporte, porém os dados de produção e a demanda são estimados. As informações efetivamente utilizadas são a quantidade enviada a cada depósito e o custo total do transporte em determinado mês, já os estoques são utilizados para cálculos futuros.
Ao final do período utilizando o software, notou-se uma economia de 197 mil dólares, o que mostra que adotar esse modelo traz muitos benefícios a empresa, já que ele é barato e traz grande economia, além de tornar o trabalho mais eficaz.
Analisando todo o contexto, pode-se