Otimização de Pistas de Corrida – Curva de Entrada
Otimização de Pistas de Corrida – Curva de Entrada
Aluno: Rodrigo Simões Pessoa
Orientador: Sidnei Paciornik
Co-Orientador: Mauro Speranza Neto
1|Page
Departamento de Controle e Automação
OTIMIZAÇÃO DE PISTAS DE CORRIDA – CURVA DE ENTRADA
Aluno: Rodrigo Simões Pessoa
Orientador: Sidnei Paciornik
Co-Orientador: Mauro Speranza Neto
1. RESUMO:
A otimização de um pista de corrida de forma bem realista é enormemente precisa e requer inúmeros conceitos de fisica e matemática, alguns muito complexos e trabalhosos para poder criar um modelo matemático impecável: uma estratégia para chegar a tal modelo é utilizar diversas simplificações e analisar casos pontuais. A partir disso, é possivel ir combinando os casos pontuais em um método único e, gradualmente, tornar o modelo mais complexo e preciso.
É importante notar que há varias possiveis simplificações que podem ser feitas, mas que algumas podem comprometer a base, em termos da ciência por tras do problema, do modelo.
Para evitar isso, será necessário utilizar a física e matemática básicas para que ideias mais complexas possam ser introduzidas ao longo deste projeto. Falta, então, criar um objetivo de forma a dar uma direção à este projeto:
O objetivo deste projeto é criar um modelo que minimize o tempo necessário para se percorrer uma pista e que possa ser aplicado para qualquer pista possivel, independente de sua complexidade, tamanho ou sistema de coordenadas utilizado.
2. INTRODUÇÃO:
2.1. Otimização e pistas de corrida
Seguindo a invenção do motor de combustão a gasolina e a prévia popularidade dos carrinhos de corrida; a corrida de carro, intitulada como “automobilismo” surgiu em meados do século XIX. A primeira corrida de carro aconteceu na França, por volta de 1894 e foi organizada pelo Parisian magazine Le Petit Journal of Paris to Rouen1 para determinar a melhor performance dos novos carros. Desde então, o automobilismo veio ganhando mais populariedade e hoje em dia tem