Otimização da Produção
Faculdade Pitágoras – Engenharia de Produção
Av. Santa Madalena Sofia, 25 – Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG
RESUMO
Este documento ajuda os leitores como a ter uma visão sobre a tecnologia de informação e como ela pode ser empregada para solucionar problemas nas empresas e diversas aéreas.
PALAVRAS CHAVE: Primeira palavra chave. Segunda palavra chave. Última Palavra chave.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste documento é esclarecer aos autores o formato a ser utilizado nos artigos do Trabalho Interdisciplinar do Curso de Engenharia de Produção. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação.
Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento.
Lembre-se que uma formatação correta é essencial para uma boa avaliação do seu artigo. Artigos fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.
2. EVOLUÇÃO DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
2.1 Taylorismo
A racionalização do trabalho que iniciou-se no final do século passado e, efetivamente, difundiu-se e implantou-se, em todo o mundo, no início deste século.
- TAYLOR, foi um dos primeiros a utilizar um método de organização objetiva do trabalho, conhecido no Brasil, a partir dos anos 30, como organização científica do trabalho – OCT, ou simplesmente taylorismo.
- TAYLOR, preocupou-se com o esbanjamento de tempo, que significava para ele um tempo morto na produção. Assim, ele iniciou uma análise racional, por meio da cronometragem de cada fase do trabalho, procurando desenvolver um método que lhe permitisse eliminar os movimentos muito longos e inúteis. Deste modo, ele conseguiu