Otimização da gestão da cadeia de suprimentos
CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA
Curso Superior de Tecnologia em
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO VISANDO AO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
CURITIBA
09/2011
OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO VISANDO AO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
Apresentação do Projeto Integrador referente ao segundo semestre de 2011, com a finalidade de adquirir conhecimento para as referidas disciplinas do Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Produção Industrial módulo C, do Centro Universitário Curitiba.
CURITIBA
09/2011
sumário
1 INTRODUÇÃO 5 2 JUSTIFICATIVA 6 3 PROBLEMA 6 4 OBJETIVO 7 4.1 Objetivo geral 7 4.2 Objetivos específicos 7 4.2.1 Tornar os processos mais visíveis 7 4.2.2 Reforçar a autonomia dos trabalhadores. 7 4.2.3 Dar mais fluidez ao processo 7 5 METODOLOGIA 8 5.1 Método 8 5.1.1 Benchmarking 8 5.2 Ferramenta PDCA 8 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9 7 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Em seu livro Rotondaro (2002) diz: ”No mercado global e competitivo de hoje, as organizações estão reformulando suas estratégias para sustentar suas vendas e lucros,” para Rotondaro, muitas empresas bem sucedidas dentro destas novas estratégias oferecem produtos e serviços em que é o cliente que decide sobre os atributos do produto, como preço, entrega, qualidade e desempenho.
Para Ohno (1997), os consumidores, são racionais, desobrigados em mercados livres, onde o que importa para ele é se o produto tem ou não valor. Se o preço for alto os clientes simplesmente não o comprarão.
Para ambos os autores o foco de uma empresa deve ser o consumidor, onde as estratégias das organizações devem estar focadas inteiramente em satisfazê-los.
Hoje para uma empresa ser competitiva, além de oferecer serviços e produtos de qualidade e com boa