otica da visão
Introdução
A visão dos objetos ocorre na transformação da luz (energia radiante) em impulsos elétricos (energia elétrica) que ocorre no olho, sendo interpretadas no cérebro.
O olho humano
É um sistema óptico complexo, cujo funcionamento se assemelha ao de uma máquina fotográfica. A figura abaixo representa o corte esquemático do globo ocular.
Dentre os elementos assinalados destacam-se a retina, o cristalino e a íris. É na retina que a imagem é formada.
O cristalino funciona como uma lente convergente, cuja distância focal é variável, graças a ação dos músculos ciliares que alteram a convergência do cristalino. Esse mecanismo denomina-se acomodação visual.
A íris faz o papel de regulador de luminosidade é controlada por um orifício central chamado pupila, como o diafragma de uma máquina fotográfica.
Nossa visão é muito importante, porém só damos o devido valor a ela quando por algum motivo ficamos impossibilitados de enxergar com perfeição, nossos olhos são formados por diversas composições, que quando juntas conectam-se ao mundo exterior e interior, captando as diversas imagens, conhecidas e desconhecidas.
Os problemas oftalmológicos vêm crescendo consideravelmente, atingindo não somente pessoas com mais idade, mas também crianças e jovens é preciso estar atento, pois quanto mais cedo for detectado algum problema na visão maior se tornam as possibilidades de cura e êxito no tratamento, para isso aprenda a identificar os problemas mais comuns, reconhecendo seus sintomas, confira: MIOPIA, caracteriza-se pela visão curta, é uma alteração que ocorre na formação da imagem, geralmente quem sofre de miopia não consegue ver ou identificar pessoas e objetos quando estão longe, pois a imagem não se forma sobre a retina, mas na frente dela. A miopia tende a se desenvolver dos cinco aos vinte anos de idade, podendo surgir até os quarenta anos. Recomenda-se procurar um especialista quando não conseguir assistir TV longe do aparelho