Otan
Artigo 10
As Partes podem, por acordo unânime, convidar a aderir a este Tratado qualquer outro Estado europeu capaz de favorecer o desenvolvimento dos princípios do presente Tratado e de contribuir para a segurança da área do Atlântico Norte. Qualquer Estado convidado nesta conformidade pode tornar-se Parte no Tratado mediante o depósito do respectivo instrumento de adesão junto do Governo dos Estados Unidos da América. Este último informará cada uma das Partes do depósito de cada instrumento de adesão. * não representa nenhuma ameaça para qualquer país. * três primeiras rodadas do alargamento : Grécia Turquia, Alemanha Ocidental e Espanha ; * Aliança realizou um estudo sobre o alargamento da NATO em 1995. * Em 1999: República Checa, Hungria e Polônia aderem à NATO. * Plano de Ação para a Adesão ; * Em 2004: Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia e Eslováquia e Eslovénia aderem à Aliança; * Em 2009 a Albânia e Croácia tornam-se tbm membros. * Bósnia e Herzegovina e Montenegro assim como Geórgia e Ucrânia foram convidados a iniciar o diálogo intensificado em suas aspirações de adesão e reformas afins. * Envolve uma delicada composição de interesses entre os EUA, a Europa Ocidental e a Rússia; * Países ocidentais: garantir a paz e a estabilidade no continente europeu e dificultar ou impedir uma eventual ressurgência do expansionismo russo; * Em 1999 havia 3 possíveis abordagens:
Primeira linha- “open door policy”: o ingresso a todos os participantes do CAEA.teriam de declarar explicitamente sua candidatura e lutar pela sua aprovação junto aos países membros.
Segunda linha- “parallel expansion”: igualar a lista de candidatos. Estariam enquadrados nessa categoria, além de países que já são membros da UE, a Suíça; as pequenas repúblicas bálticas; países da Europa Central, balcânica e mediterrânea; e, até