Oswaldo de Andrade
Alunos: Jean Carlos
Literatura: As propostas modernistas de Oswald de Andrade
Campo Grande/MS
Maio/2014
Sumário
1. Quem foi Oswald de Andrade? ------------------------------------------------------------ 04
2. Inicio das ideias modernistas -------------------------------------------------------------- 11
2.1. Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924)
2.2. Manifesto Antropófago (1928)
3. Revistas e Manifestos ------------------------------------------------------------------------ 13
4. Obras ------------------------------------------------------------------------------------------- 14
5. Considerações -------------------------------------------------------------------------------- 15
6. Referencias ------------------------------------------------------------------------------------ 16
Quem foi Oswald de Andrade?
José Oswald de Sousa Andrade foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade.
Inicia seus estudos, em 1900, na Escola Modelo Caetano de Campos, ainda marcado pelo fato de haver presenciado a mudança do século.
Em 1901, vai para o Ginásio Nossa Senhora do Carmo. ““Tem como colega Pedro Rodrigues de Almeida, o “João de Barros” do Perfeito Cozinheiro das Almas desse mundo...”.
Em 1903, transfere-se para o Colégio São Bento. Lá tem como colega o futuro poeta modernista Guilherme de Almeida.
Em 1905, com o São Paulo em ebulição — surge o bonde elétrico, o rádio, a propaganda, o cinema — participa da roda literária de Indalécio Aguiar da qual faz parte o poeta Ricardo Gonçalves.
Em 1908, conclui os estudos no Colégio São Bento com o diploma de Bacharel em Humanidades.
De família abastada, Oswald, em 1909 inicia sua vida no