OSWALD DE ANDRADE
Língua Portuguesa
SEMANA DE ARTE MODERNA
Analise da obra de Oswald de Andrade
Nome: Bruno Pedroso Estrela Nº 6
São Paulo 2014
José Oswald de Souza Andrade
Oswald de Andrade nasceu em São Paulo, no dia 11 de janeiro de
1890. Oswald formou-se em humanidades no Colégio de São Bento em 1908, um ano depois ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e começou a trabalhar como repórter do Diário Popular. Em seu terceiro ano de faculdade Oswald viajou para a Europa aonde lá conheceu as ideias futuristas de Marinetti e as começou a aplicar em seus poemas, romances etc.
Quando Oswald volta, aluga um local aonde ele possa se reunir com outros escritores e estudantes. Foi quando ele lançou o seu primeiro romance Os
Condenador, em 1922, aonde nesse já havia algumas ideias do modernismo, porem não eram tão gritantes suas características no romance. Neste mesmo ano, juntamente com outros artistas e poetas Oswald promoveu a Semana da Arte
Moderna, aonde foi considerado o mais rebelde, pois ele era o que apresentava as maiores inovação com o modernismo. Pode ser considerada uma das principais pessoas que introduziu o modernismo no Brasil.
Poema de Oswald Andrade:
Aperitivo
‘A felicidade anda a pé
Na Praça Antônio Prado
São 10 horas azuis
O café vai alto como a manha de arranha-céus’
Podemos notar características modernistas em seu poema Aperitivo aonde temos a linguagem simples, o urbanismo com os ‘’ arranha- céus’’, ele cita o café que é o que movimenta a economia na época, sendo assim dando importância a realidade brasileira e o caráter social com ‘’ a felicidade anda a pé ‘’ .
Podemos ver que essa inovação que Oswald traz influencia até os dias de hoje em poemas contemporâneos, por exemplo:
O PATRIOTA
‘’Gosto do meu Hino Nacional esse velho hino que por negligência nunca consegui aprender de cor.
Sou um homem sensível e por várias vezes me pego chorando ao ouvir suas estrofes doridas
“de um