Oswald de andrade
Raul Bopp (Vila Pinhal, 4 de agosto de 1898 — Rio de Janeiro, 2 de junho de 1984) foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.
Nascido no estado do Rio Grande do Sul, no distrito de Vila Pinhal, então pertencente ao município de Santa Maria (e atual Itaara), fundou dois semanários em Tupanciretã (cidade gaúcha para onde se mudou com a família nos primeiros meses de vida), nos quais expunha sua veia literária. Cursou direito entre 1918 e 1925, em diversas faculdades do país, até formar-se. Viajou, então, por todo o Brasil, tendo conhecido, sobretudo, a Amazônia, base para a construção de sua obra-prima, "Cobra Norato".
Integrou o grupo paulista do modernismo, de cujas correntes verde-amarelas ("Pau-Brasil") e antropofágicas fez parte. Sempre conviveu em ambientes literários, sendo amigo de autores consagrados como Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.
"Cobra Norato" é considerado seu principal livro e obra mais importante do movimento antropofágico. A obra ostenta a grandeza do mundo em formação que é o Amazonas. Pela força de suas descrições, pelo lirismo que informa o poema, pelo seu aproveitamento das raízes populares, é um documento de valor definitivo do Modernismo brasileiro. Sendo uma importante obra relacionada ao Primitivismodo primeiro modernismo brasileiro, apresenta forma inspirada nas vanguardas europeias, especialmente na forma de compôr cubista.
Atividades literárias/culturais
1917c. - Tupanciretã RS - Fundador dos semanários O Lutador e Mignon
1918c./1929 - São Paulo SP, Recife PE e Rio de Janeiro RJ - Colaborador do Jornal do Comércio e Diário de São Paulo; das revistas Máscara, Paratodos e Revista de Antropofagia
1921 - Muda-se para Belém do Pará e cursa o quarto ano de direito.- Leciona Geografia no Ginásio Paes de Carvalho.- Empreende