ostomia
CURSO DE ENFERMAGEM
FUNDAMENTOS TÉCNICOS E SEMIOLÓGICOS DA ENFERMAGEM II
OSTOMIA
SÃO LUÍS
2014
YDYNARA MARTINS
OSTOMIA
Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem para a obtenção da nota parcial do 2º bimestre na disciplina Fundamentos Técnicos e Semiológicos da Enfermagem II.
SÃO LUIS
2014
RESUMO
Ostomia/Estoma é um procedimento cirúrgico simples que consiste na extração de uma porção do tubo digestivo ou do aparelho urinário, para o meio exterior para saída de fezes ou urina. As pesquisas sobre o estudo indicam que dentre os principais fatores que acometem a vida de um paciente ostomizado são: o impacto com a doença a partir do primeiro contato, conviver com a família e sociedade, adequação alimentar, adaptação do vestuário, dentre outras. Este trabalho tem como método apresentar uma pesquisa de artigos publicados entre 2003 a 2013, bem como livros publicados na área sobre uma visão geral sobre ostomia e seus vários tipos, assim como enfatizar o papel da enfermagem, a capacidade do paciente lidar com a bolsa coletora, retirá-la e colocá-la sem dificuldades. De acordo com as pesquisas, constatou-se que deve haver um enfoque as condições fisiológicas, psicoemocionais e sociais que estarão alteradas após a cirurgia desse paciente. Além disso, conclui-se que o suporte familiar e o auxílio profissional personalizado são indispensáveis na adaptação da pessoa a sua nova condição.
Palavras-chave: Ostomia; Colostomia; Ileostomia; Jejunostomia; Urostomia; Papel do Enfermeiro ao paciente ostomizado.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ANATOMIA E FISIOLOGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO
O processo digestivo se inicia na cavidade oral com a mastigação auxiliado pelos dentes e da saliva, onde forma-se o bolo alimentar. O bolo alimentar