Osteossarcoma
FISIOTERAPIA 4ºP
Oncologia – Câncer Ósseo – Osteossarcoma.
Um tumor ósseo é um crescimento anormal de células dentro de um osso. O tumor ósseo pode ser cancerígeno (maligno) ou não cancerígeno (benigno). A causa dos tumores ósseos é desconhecida. Eles frequentemente ocorrem em áreas de rápido crescimento ósseo. As possíveis causas incluem: genética e radiação. As causas específicas ainda não foram encontradas. O câncer no osso é uma manifestação rara, porém qualquer tipo de câncer pode dar metástase (sementes) em qualquer osso de nosso corpo. Cânceres que se iniciam nos ossos são chamados de tumores ósseos primários. Cânceres que se iniciam em outras partes do corpo (como no seio, pulmão ou colo) são chamados tumores ósseos secundários ou metastáticos.
O câncer ósseo primário mais comum é o osteossarcoma, conhecido também como sarcoma osteogênico, o osteossarcoma é o tumor ósseo maligno primário mais comum em crianças e adolescentes, com pico de incidência entre a segunda e terceira décadas de vida. Os locais mais frequentes em que esse tipo de câncer afeta são o fêmur distal, área do joelho (tíbia proximal) e o ombro (úmero proximal). Os primeiros sintomas do osteossarcoma são dor e inchaço no local acometido pelo tumor, geralmente, podendo apresentar uma piora no período noturno. O diagnóstico é feito com exames físicos e de imagens. O diagnóstico precoce é sempre muito importante para o tratamento deste câncer. O tratamento consiste em radioterapia, quimioterapia e cirurgia, onde a atuação do fisioterapeuta é de suma importância.
REFERÊNCIAS: http://www.hcancerbarretos.com.br/osteossarcoma http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/osteossarcoma/27/143