OSTEOSSARCOMA EM CÃO SÃO BERNARDO – RELATO DE CASO
TÍTULO EM INGLÊS – CASE REPORT
STRAPAZZON, J.V.1; KRAUS, T.J.1; TOMAZI FILHO, J.1; PINHEIRO, R.R.2
1 Acadêmicos do 1º semestre do Curso de Medicina Veterinária. União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP. Av. Presidente Kennedy, 2601 – Bairro Nossa Sra. Aparecida – Dois Vizinhos – PR. E-mail para contato: joaovitorhat@gmail.com
2 Professor do Curso de Medicina Veterinária. União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP. Av. Presidente Kennedy, 2601 – Bairro Nossa Sra. Aparecida – Dois Vizinhos – PR.
INTRODUÇÃO
Osteossarcoma é um tipo de neoplasia é encontrada em cães de raças grandes e gigantes, podendo afetar qualquer cão com idade acima de 1 ano. Comumente o proprietário refere-se a este caso com claudicação crônica e progressiva, perda de peso, e até apatia em virtude da grande dor causada pelo tumor (DENNY, 2006)
As chances de metástases pulmonares são de cerca de 90% dos cães. Não parece ser um tumor de caráter hereditário, e acomete principalmente ossos longos. É do tipo maligno, podendo levar a fraturas patológicas (TILLEY, et al., 2008).
O presente trabalho tem como objetivo informar a respeito do tratamento para o ostessarcoma, destacando os procedimentos pré e pós cirúrgicos.
RELATO DE CASO
No dia 18 de maio do ano 2013, um cão da raça São Bernardo, de nome Bethoven, apresentando 54Kg e com 9 anos de idade, deu entrada à Clínica Veterinária Céu Azul. O proprietário alegou que há aproximadamente 2 meses seu cão desenvolveu um quadro de perda de peso e claudicação, aliado ao crescimento de uma massa no membro torácico esquerdo. O mesmo ainda fez a aplicação de anti-inflamatórios, porém não obteve êxito com esta forma de tratamento. Ao exame físico foram observados os resultados apresentados na tabela 1.
Tabela 1 - Parâmetros fisiológicos observados no paciente Bethoven, canino, macho, Sâo Bernardo, 54Kg e valores de referência para cães. EXAME
RESULTADO
REFERÊNCIA
F.C.
100bpm
70 – 130
F.R.
18mpm