Osteoporose
Moreira e Silva - 1º ANO “E”
Aluna: Gislaine Américo Sobral Nº 48 / 1º ANO “E” Ticiane Cinthia de Almeida Nº 44 / 1º ANO “E” |
Introdução
A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e sujeitos a fratura. Se não tratada pode progredir sem sintomas até os ossos quebrarem. Essas fraturas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, principalmente no quadril , coluna e punho. As fraturas podem ter danos Sociais , emocionais e físicos incalculável para o indivíduo. Pode impossibilitar a pessoa de andar sozinha e pode causar a incapacitação permanente ou mesmo a morte.
O que é osteoporose?
Osteoporose é a doença óssea metabólica mais frequente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento. A fratura de femur é a consequência mais dramática da osteoporose. Cerca de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou suas complicações durante a cirurgia, ou mais tarde por embolia ou problemas cardiopulmonares em um período de 3 meses e 1/3 do total de fraturados morrerão em 6 meses. Os restantes, em sua maioria, ficam com graus variáveis de incapacidade. Em aproximadamente 20% dos casos pode ser identificada uma doença da qual a osteoporose é secundária e nos 80% restantes os pacientes são portadores de osteoporose da pós-menopausa ou osteoporose senil.
Como se desenvolve a osteoporose?
O remodelamento ósseo é um processo contínuo de retirada de osso para o sangue e formação de osso novo, ocupando 20 a 30% do esqueleto a cada