osteoporose
RESUMO
A osteoporose é uma patologia que freqüentemente atinge mais a população idosa e mulheres pós-menopausa. Com o aumento de indivíduos que adquirem osteoporose ao passar doas anos, vai crescendo mais ainda o problema de saúde pública, pelo fato de que o custo deste tratamento ser muito alto. Devido ao envelhecimento a fisiopatologia desenvolve várias alterações que interferem na absorção de cálcio e de outros nutrientes necessários para suprir a massa óssea.
Os métodos de diagnósticos são vários, sendo que os mais eficazes são os de exames radiológicos, já o tratamento e prevenção são recomendados desde a infância a ingestão de cálcio, vitaminas e proteínas necessárias para o organismo.
Palavras-chave: idoso; saúde; osteoporose; pós-menopausa
1 INTRODUÇÃO
A osteoporose é considerada um sério problema de saúde pública, pois é uma doença que se caracteriza por comprometer a resistência óssea do indivíduo deixando-o mais propenso a fraturas, sendo as mais temidas fraturas encontradas no colo do fêmur, comprometendo a capacidade funcional do paciente, podendo, assim levá-lo a síndrome da imobilidade e a morte.
A grande incidência dessas fraturas não é somente devido a baixa densidade óssea, mas também pelo processo de envelhecimento dos órgãos que iaô alterar seu funcionamento, afetando o metabolismo ósseo e a massa muscular de forma significativa ao equilíbrio, reflexos e aumentando o risco de queda.
Essa é uma das patologias mais importantes associadas ao envelhecimento, que acomete mais as mulheres idosas pela sua estrutura óssea ser relativamente menor que as dos homens.
2 CONCEITO
A osteoporose é uma doença óssea definida patologicamente como a perda da massa óssea e uma deterioração do tecido esquelético que por sua vez a desestruturação e diminuição da quantidade dos ossos os fazem eles ficarem porosos, quebradiços e frágeis, deixando-os em um estado que aumenta o risco de fraturas após pequenos traumas.
As