Osteoporose
Mais comum com o avanço da idade, a osteoporose é a perda ou o afinamento do tecido ósseo que torna os ossos mais fracos e quebradiços.
Para que ocorra crescimento e reparação saudáveis dos ossos, o tecido ósseo é continuamente destruído e reposto. Os hormônios sexuais são essenciais para iniciar e manter o processo. Com o declínio da produção de hormônios sexuais – em ambos os sexos, após a meia-idade -, os ossos se tornam perceptivelmente mais finos e porosos. Os níveis de estrógeno caem rapidamente nas mulheres após a menopausa, o que pode levar afinamento grave ou osteoporose. O declínio da testosterona nos homens é gradual e, em geral, eles são menos propenso a osteoporose. O exercício físico é um componente essencial na manutenção da saúde óssea, e a falta de atividade é um fator predisponente de desenvolvimento de osteoporose. A densidade diminuída dos ossos osteoporóticos significa que eles têm maior probabilidade de fratura.
Na figura podemos observar um osso sadio, de uma pessoa jovem, à esquerda; e um osso com osteoporose, de uma pessoa de idade mais avançada, à direita
Considerada um grave problema de saúde pública, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, deixando os ossos fragilizados, o que facilita a ocorrência de fraturas após traumas mínimos. A osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa; e, na maioria dos casos, o paciente só descobre que está com a doença após a primeira fratura.
A fratura do fêmur é um dos tipos de fratura mais graves para o portador de osteoporose. Cerca de 20% das pessoas com esse tipo de fratura morrem em razão da própria fratura ou de complicações ocasionadas por ela, como embolias ou problemas cardiopulmonares. Os 80% restantes podem ficar com algum tipo de incapacidade física.
A osteoporose pode ocorrer em razão de dois fatores, mas para entendê-los é preciso saber que em nosso corpo sempre há a renovação das células dos