Osteoporose
Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos. A prevalência da osteoporose, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano. Estima-se que com o envelhecimento populacional na América Latina, o ano de 2050, quando comparado a 1950, terá um crescimento de 400% no número de fraturas de quadril para homens e mulheres entre 50 e 60 anos, e próximo de 700% nas idades superiores a 65 anos. Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um acima de 60 anos. Aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida.
O QUE É OSTEOPOROSE?
Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.
OSSO COM OSTEOPOROSE OSSO NORMAL
Os principais tipos de Osteoporose são:
Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer.
Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides. Osso com Osteoporose Osso normal.
QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO PARA A OSTEOPOROSE?
Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da Osteoporose.
1. Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrógeno(hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea.
2. Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.
3. Hereditariedade: a Osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença.
4. Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção a partir da