Osteologia
Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, considerando-se que a posição pode ser variável, optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica (posição anatômica). Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o individuo como se estivesse sempre na posição padronizada. Nela o individuo está em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada pra frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas voltadas pra frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
PLANOS DE DELIMITAÇÃO E SECÇÃO DO CORPO HUMANO
PLANOS DE SECÇÃO
PLANO MEDIANO (SAGITAL MEDIANO)
Plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Planos paralelos ao plano mediano são chamados de planos sagitais.
PLANOS FONTAIS (CORONAIS)
São planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de tráz).
PLANOS HORIZONTAIS (TRANSVERSOS)
São planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.
PLANOS DE DELIMITAÇÃO
Suponhamos, agora, que o individuo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais:
Plano Superior (Cranial): seria a parede que está por cima da cabeça
Plano Inferior (Podálico): é o que se situa por baixo dos pés.
Plano Anterior (Ventral): é o plano que passa pela frente do corpo.
Plano Posterior (Dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja atrás das costas.