OSTEOLOGIA 2015
(Aula sobre o assunto ministrada no dia 14/08/2015 - Profa. Josy Rosa)
1. Generalidades
Osteologia é o estudo dos ossos (proveniente da palavra grega: osteon = osso), inclui também o estudo das estruturas cartilagíneas, o qual, juntos constituem o esqueleto. Esqueleto é o conjunto de ossos e cartilagens que se unem entre si para formar o arcabouço de sustentação do corpo.
2. Características dos ossos:
Trata-se de tecido conjuntivo especializado, rígido, vivo, formado por células que se tornam mineralizadas (presença dos minerais Cálcio e Fósforo).
Tecido muito vascularizado e inervado. Caracteriza-se pela dureza, resistência, capacidade de regeneração. 3. Funções dos ossos
Proteção (de órgãos importantes)
Sustentação e conformação do corpo (suporte para outras estruturas)
Sistema de alavancas (ampliam a força gerada durante as contrações musculares para proporcionar movimento) – ossos constituem o componente passivo do movimento.
Armazenamento de minerais, como o cálcio e fósforo.
Produção de células sangüíneas, pela medula óssea vermelha. Função denominada
“hematopoiese”.
4. Divisão do esqueleto
Esqueleto axial (composto pelos ossos do crânio, ossos da coluna vertebral, costelas e esterno). Esqueleto apendicular (composto pelos ossos dos membros superiores e inferiores)
Unindo essas duas porções temos o Cíngulo ou raiz do membro superior (cíngulo escapular), formado pela escápula e clavícula e o Cíngulo ou raiz do membro inferior (cíngulo pélvico) formado pelo osso do quadril. Os cíngulos fazem parte do esqueleto apendicular.
5. Número de ossos
O corpo humano adulto é formado por 206 ossos. Este número pode variar devido à
idade, fatores individuais e o critério de contagem.
6. Tipos de substância óssea
Compacta: as células ósseas estão em contato íntimo, não havendo espaço entre elas, dessa forma o osso é mais denso e resistente. Está localizada na periferia dos ossos.
Esponjosa: os elementos constituintes deixam entre si lacunas