ossos
Reações de hipersensibilidade
Hipersensibilidade se refere às reações excessivas, indesejáveis (danosas,desconfortáveis e as vezes fatais) produzidas pelo sistema imune normal. Reações de hipersensibilidade querem um estado pré-sensibilizado(imune) do hospedeiro. Reações de hipersensibilidade podem ser dividas em quatro tipos: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV, baseados nos mecanismos envolvidos, e tempo levado para a reação. Frequentemente, uma condição clinica particular (doença) pode envolver mais de um tipo de reação.
HIPERSENSIBILIDADE TIPO I
Hipersensibilidade tipo I também é conhecida como imediata ou anafilática. A reação pode envolver pele, olhos, nasofaringe, tecidos bronco pulmonares e trato gastrointestinal. A reação pode causar uma variedade de sintomas, desde inconveniências mínimas ate a morte. A reação leva normalmente entre 15 e 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora as vezes, possa ter inicio mais demorado de 10 a 12 horas. A hipersensibilidade imediata é a medida por IgE. O componente primário celular nessa hipersensibilidade é o mastócito ou basófilo. A reação é amplificada e/ou modificada pelas plaquetas, neutrófilos e eosófilos. Uma biopsia do local de reação demonstra principalmente mastócitos e eosófilos.
O mecanismo da reação envolve produção preferencial de IgE em resposta a certos antígenos. IgE tem uma eleveda afinidade por seu receptor em mastócitos e basófilos. Uma expoisção subseqüente ao mesmo alergeno faz reação cruzada com IgE ligado a células e dispara a liberação de varias substancias farmacologicamente ativas.
Uma reação que amplificada por um fator ativador de plaquetas (FAP), que causa agregação plaquetária e liberação de histamina, heparina aminas vasoativas. Fator quimiotático eosinofilico de anafilaxia(ECF-A) e varias enzimas hidrolíticas que provocam necrose. Eosinofilos podem também controlar a reação local pela