ossos e suas importâncias
O osso é uma estrutura formada por um tipo de tecido conjuntivo. É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas.
O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro.
Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos. A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Assista ao vídeo
A leucemia é uma doença do sangue que pode ter cura pelo transplante de medula. A grande dificuldade é encontrar doadores.
Quais são os tipos de ossos? • Ossos longos: Têm o comprimento maior que a largura e a espessura. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.
• Ossos curtos: Têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.
• Ossos sezamóides: Todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.
• Ossos laminares ou planos: Têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, ilíaco, costelas, etc.
• Ossos irregulares: Não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc.
• Ossos pneumáticos: Todo o osso que tem ar em seu interior. Ex: crânio, frontal, esfenóide, maxilar, etc.
Deformações na coluna vertebral:
A cifose: vulgarmente chamada de corcundez (com uma pessoa afetada sendo popularmente chamada de "corcunda"), é definida como um aumento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Lordose é um termo médico usado para designar o aumento anormal da curvatura lombar ou cervical da